quinta-feira, 31 de março de 2011

Comunicar é preciso...

Sempre que abordo o tema comunicação com meus alunos e clientes é comum a grande maioria afirmar que o assunto nada mais é, do que uma troca de informações, conhecimento e generalidades, entre duas ou mais pessoas, mas, será que comunicação é simples assim? Será que todos fazem bom uso da comunicação no dia a dia? Em se tratando do relacionamento empresa/cliente, estamos cumprindo o papel de informar e, acima de tudo, escutar o nosso consumidor?
É neste assunto que o artigo deste mês focará – a comunicação com o cliente de forma eficaz, simples e objetiva, afinal, se podemos simplificar por que insistimos tanto em complicar? Calma! Eu sei que todos devem estar de perguntando: Será que eu complico tanto assim? Sinto em informar, mas complicamos sim.
Para esclarecer um pouco mais sobre a importância de nos comunicarmos corretamente com o nosso cliente, primeiramente, devo fazer as seguintes perguntas:
Quem é o seu público-alvo?
Quem você deseja se comunicar para apresentar os seus produtos?
Tendo as respostas para as perguntas acima, partimos para outro ponto a ser trabalhado, onde iremos focar o estilo de vida do nosso cliente, seus hábitos, os lugares que costuma freqüentar, os veículos de comunicação que consome e por aí afora. Entendo que são muitas questões, porém, o fundamental está na observação, afinal, isso vale ouro nos dias de hoje.
Após análise, chega o momento da escolha do veículo de comunicação que utilizaremos para nos comunicarmos com o nosso cliente, é neste ponto que diversos comerciantes e empresários pecam, pois acabam utilizando o veículo errado e, consequentemente, não atingindo o seu público-alvo.
Por exemplo, se o seu cliente trabalha o dia todo, tem uma vida atribulada com diversos afazeres, família, entre outros, acaba não tendo tempo de ouvir rádio, neste caso a revista, os meios impressos e a internet acaba sendo o mais eficaz, ao mesmo tempo, se invertermos a situação e pensarmos em uma dona de casa que cuida do lar e da família, o rádio neste caso é a melhor opção. É claro que são subjeções, pois cada caso é um caso e a escolha do veículo correto deve envolver cautela e observação.
O mais importante é pensar que de uma forma ou de outra investir em comunicação é preciso e necessário, afinal, não adianta ter o melhor produto, com o melhor preço da cidade ou região se ninguém ficar sabendo disso, não é verdade?
Outro mito que precisamos derrubar é que fazer propaganda é um gasto, o meu conselho é trocar gasto por investimento, afinal, tudo o que você investir terá um retorno a médio e longo prazo, uma vez, que o seu negócio terá visibilidade e, consequentemente, suas vendas começarão a alavancar. Mas não adianta anunciar um mês e depois parar, pois desta forma você estará jogando dinheiro fora. É como diz o ditado se você não sabe brincar não vá ao parque de diversões, não é mesmo?
A minha intenção é que cada um possa pensar mais no poder da comunicação e investir, afinal, se queremos conquistar o amanhã é necessário construir o hoje.
Pense nisso e até a próxima!

terça-feira, 22 de março de 2011

Conquistando a motivação!

Motivação é quando se tem um motivo para agir. Ter motivação significa ter um desejo por trás de suas ações. Ela é responsável pela persistência de uma pessoa para atingir uma meta.
Quando uma pessoa está motivada, ela terá mais ânimo para prosseguir e crescer nos seus objetivos. A motivação faz com que o funcionário seja mais eficiente no trabalho, gerando mais resultados e conseqüentemente tornando-o uma pessoa mais tranqüila, segura e feliz — não somente enquanto trabalha, mas também em quaisquer situações de sua vida.

Como Adquirir Motivação?

Há casos em que a motivação existe de forma fácil e natural no funcionário. Ela pode surgir pela própria curiosidade ou pela vontade de se progredir na vida. Entretanto, para muitos, manter-se motivado é um desafio. Nesses casos, existem técnicas que podem ajudar.

Uma excelente forma de motivação é através da visualização. Visualizar seu objetivo e sentir as sensações do sucesso — como se ele já tivesse acontecido — faz com que você se torne mais confiante. Por exemplo, se o seu objetivo é crescer profissionalmente, imagine você sendo promovido, depois de tanto esforço e dedicação. Sinta a emoção como se você tivesse chegado em casa com tal notícia, ou acabado de conquistar o que sempre sonhou.
Outra maneira de obter motivação é mantendo contato com pessoas com os mesmos sonhos e ideais que o seu. Criar grupos de estudo com pessoas otimistas e animadas — um incentivando e ajudando o outro — faz com que todos se mantenham ativos e estudando de forma eficiente.

Auto Motivação

Nem sempre é fácil estar e permanecer motivado, porém, se não criarmos coragem de ir em frente e buscar a realização tanto pessoal quanto profissional, nada vai acontecer, não é mesmo?
Uma das dicas que costumo dar aos alunos é buscar a auto motivação, confesso, que tenho utilizado muito de tal artifício ultimamente, fazendo com que temos sentimentos de felicidade e realização.
Quando fazemos aquilo que realmente gostamos o prazer é redobrado, ninguém precisa nos cobrar ou indicar o caminho, caminhamos com as nossas próprias pernas e vontades.
Uma das dinâmicas e técnicas que aplico com os alunos ou em treinamentos que ministro diz respeito a fazer o que gosta, sem considerar o tempo que se investe nisso.
Se você gosta de ouvir música, cantar, dançar, conversar com os amigos, ou, simplesmente caminhar sem um destino estabelecido, por que não começar por aí? Por que não colocar na sua agenda semanal algo que você gosta muito e que lhe dê prazer? Ou quem sabe dedicar 10 minutos por dia para pensar em você? Pesar suas conquistas, objetivos e analisar cuidadosamente se você realmente conquistou tudo o que almeja faz com que pensamos e pensar é como asas nos levando para onde desejamos. Sonhar é viver e sem sonhos e conquistas ninguém chega a lugar nenhum.
Então, antes de você reclamar da sua vida, do seu emprego e de outros fatores mais, pare, respire e pense, só assim você estará fazendo uso do melhor combustível que alavancará a sua vida e a produtividade que deseja - a motivação.
Pense nisso!
Até a próxima!!!

quinta-feira, 17 de março de 2011

Relacionamento no ambiente de trabalho

O relacionamento entre pessoas é a forma como eles se tratam e se comunicam. Quando os indivíduos se comunicam bem, e o gostam de fazer, diz-se que há um bom relacionamento entre as partes. Quando os indivíduos se tratam mal, e pelo menos um deles não gosta de entrar em contato com os restantes, diz-se que há um mau relacionamento.
A parceria com os colegas de trabalho nada mais é do que um casamento de características pessoais e profissionais que, como outro qualquer, exige muita dedicação, flexibilidade e força de vontade para fazer o relacionamento dar certo. Muitos profissionais esquecem-se de que as relações no ambiente de trabalho funcionam de forma muito parecida com os relacionamentos afetivos e por isso podem enfrentar problemas de incompatibilidade.

Dicas para um ótimo relacionamento profissional:

1. Antes de tomar uma decisão importante para você e para a empresa, procure escutar diferentes pontos de vista dos colegas.
2. Aprenda a negociar perguntando e obtendo o máximo de informações antes de apresentar seus argumentos ou idéias.
3. Aprenda a ser claro e objetivo em sua comunicação, falando mais com menor uso de palavras e tempo.
4. Desenvolva sua capacidade de persuasão, procurando sempre entender o ponto de vista de seu interlocutor e encontrando nele um ponto de partida para apresentar o seu.
5. Esteja pronto a buscar consenso entre seus colegas, abrindo mão da defesa de idéias ou posturas que sejam irrelevantes para o caso em questão.
6. Esteja pronto para acatar sugestões, mesmo as que parecerem ruins. Você está recebendo uma consultoria grátis.
7. Procure aprender o significado real da empatia, colocando-se no lugar de seus colegas, procurando sentir o que sentem e pensar como pensam.
8. Procure elogiar, motivar e encorajar seus colegas. Pessoas elogiadas e encorajadas saem da defensiva e passam a se relacionar melhor.
9. Seja ético, respeite as pessoas e construa credibilidade. Ninguém gosta de se relacionar com pessoas falsas, desonestas ou sem opinião.
10. Seja pontual, cumpra sua palavra e seus compromissos e evite ao máximo decepcionar aqueles que estão observando sua atuação.

O relacionamento profissional exige um grande investimento de tempo e energia, focando a sintonia para criar uma parceria de sucesso, que nada mais é do que um casamento feliz! E você já viu melhores resultados do que aqueles criados por um casamento feliz?