Sempre que abordo o tema comunicação com meus alunos e clientes é comum a grande maioria afirmar que o assunto nada mais é, do que uma troca de informações, conhecimento e generalidades, entre duas ou mais pessoas, mas, será que comunicação é simples assim? Será que todos fazem bom uso da comunicação no dia a dia? Em se tratando do relacionamento empresa/cliente, estamos cumprindo o papel de informar e, acima de tudo, escutar o nosso consumidor?
É neste assunto que o artigo deste mês focará – a comunicação com o cliente de forma eficaz, simples e objetiva, afinal, se podemos simplificar por que insistimos tanto em complicar? Calma! Eu sei que todos devem estar de perguntando: Será que eu complico tanto assim? Sinto em informar, mas complicamos sim.
Para esclarecer um pouco mais sobre a importância de nos comunicarmos corretamente com o nosso cliente, primeiramente, devo fazer as seguintes perguntas:
Quem é o seu público-alvo?
Quem você deseja se comunicar para apresentar os seus produtos?
Tendo as respostas para as perguntas acima, partimos para outro ponto a ser trabalhado, onde iremos focar o estilo de vida do nosso cliente, seus hábitos, os lugares que costuma freqüentar, os veículos de comunicação que consome e por aí afora. Entendo que são muitas questões, porém, o fundamental está na observação, afinal, isso vale ouro nos dias de hoje.
Após análise, chega o momento da escolha do veículo de comunicação que utilizaremos para nos comunicarmos com o nosso cliente, é neste ponto que diversos comerciantes e empresários pecam, pois acabam utilizando o veículo errado e, consequentemente, não atingindo o seu público-alvo.
Por exemplo, se o seu cliente trabalha o dia todo, tem uma vida atribulada com diversos afazeres, família, entre outros, acaba não tendo tempo de ouvir rádio, neste caso a revista, os meios impressos e a internet acaba sendo o mais eficaz, ao mesmo tempo, se invertermos a situação e pensarmos em uma dona de casa que cuida do lar e da família, o rádio neste caso é a melhor opção. É claro que são subjeções, pois cada caso é um caso e a escolha do veículo correto deve envolver cautela e observação.
O mais importante é pensar que de uma forma ou de outra investir em comunicação é preciso e necessário, afinal, não adianta ter o melhor produto, com o melhor preço da cidade ou região se ninguém ficar sabendo disso, não é verdade?
Outro mito que precisamos derrubar é que fazer propaganda é um gasto, o meu conselho é trocar gasto por investimento, afinal, tudo o que você investir terá um retorno a médio e longo prazo, uma vez, que o seu negócio terá visibilidade e, consequentemente, suas vendas começarão a alavancar. Mas não adianta anunciar um mês e depois parar, pois desta forma você estará jogando dinheiro fora. É como diz o ditado se você não sabe brincar não vá ao parque de diversões, não é mesmo?
A minha intenção é que cada um possa pensar mais no poder da comunicação e investir, afinal, se queremos conquistar o amanhã é necessário construir o hoje.
Pense nisso e até a próxima!
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