É comum escutarmos a afirmação de que atender é uma arte, que envolve dedicação, presteza e a paixão em servir as pessoas, porém, quando pensei em escrever esse artigo surgiu-me a ideia de comparar o atendimento ao sol de cada dia, afinal, sentimos o brilho, o calor e a luminosidade que irradia despertando sentimentos de alegria, felicidade e ânimo. Foi ai que pensei – será que o nosso atendimento não deve ser comparado ao astro rei? Uma vez que o objetivo é fazer com que nossos clientes se sintam confortáveis, em um ambiente cheio de luz e com pessoas que atendam como se iluminasse o dia de todos, transbordando afetividade, calor humano e paixão pelo o que faz, com certeza, isso seria uma boa comparação para implementarmos em nossos negócios e, principalmente, capacitando a equipe de vendas, afinal, este é o departamento que mantém o primeiro contato com os clientes e pode tanto surpreender como denegrir a sua imagem.
Pergunto a todos, será que o atendimento da sua empresa está encantando mais ou afastando os seus clientes?
Este deve ser um dos principais fatores que devemos nos preocupar dentro da empresa, afinal, sua força é gigantesca tanto para o lado positivo quanto negativo. Tenho visto vários empresários pagando treinamentos e palestras para a sua equipe de vendas, porém, tal ação não corresponde aos fatos e as vendas vêm diminuindo dia após dia. A pergunta que faço a todos: Será que sua equipe tem o perfil para conquistar pessoas e consequentemente aumentar o faturamento? Será que as pessoas do departamento de vendas têm prazer em servir e atender ao próximo? Gostam de gente e são comunicativas?
Se a resposta for sim para todas as questões, parabéns, você esta no caminho certo, porém, se uma das respostas for negativa, é melhor você analisar sua forma de contratação, pois com uma pessoa carrancuda, que não gosta de conversar, tem preguiça em apresentar o produto e vive atrás do balcão, sinto muito, sua empresa esta com os dias contados, pois hoje, o que o cliente mais valoriza esta no fator atendimento e na comunicação que sua equipe transmite.
O seu comércio deve criar uma proximidade com o cliente, fazendo com que se sinta bem, cercado de pessoas alegres, comunicativas, que transmitem uma ótima energia deixando o local com luz e aconchego.
Para que você possa, enfim, conquistar o seu cliente é necessário escolher bem a equipe, não contrate o primeiro que bata a sua porta, faça uma seleção, crie um perfil adequado, em seguida mantenha um ótimo relacionamento com a equipe de vendas, seja o mais transparente possível, incentive a todos a aplicar o poder da empatia, não fazendo com o cliente o que não gostaríamos que fizesse conosco, peça para que sempre se informem de tudo o que ocorre na cidade, na região e no mundo, crie um ambiente gostoso para se trabalhar, onde o humor, a alegria e o prazer façam parte da rotina. Peça para que tratem os seus clientes pelo nome, afinal isso gera proximidade e confiança. Resumindo, seja gentil, educado, transparente e contamine sua equipe com tudo o que há de melhor.
Seja um sol dentro da sua empresa, pois se isso não partir de você, não é o concorrente nem seus vendedores que mudará a cultura. A mudança deve partir de você!
Pense nisso e até a próxima!
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